terça-feira, 27 de setembro de 2016

A PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM MINHA VIDA







Quando cursava o ensino básico era raro ver pessoas com deficiência no entanto tenho uma recordação de um aluno no pátio da escola. Não era frequente vê-lo mas quando aparecia ficava no canto, isolado. Este aluno, com diagnóstico de paralisia cerebral, ficava alheio a tudo e na época também não tínhamos contato com pessoas com deficiência mas percebia que as crianças não se aproximavam dele. Era muito triste. Passado um tempo, este aluno sumiu e nunca mais o vi. Depois compreendi a questão e o quanto deve ter sido negligenciado.

No colégio e no ensino superior também não me recordo de pessoas com deficiência pois a escola não "era para eles" pelo menos quando me lembro das escolas que frequentei, todas tinham escadas imensas e andares também, sem qualquer acessibilidade.

Na época de minha docência uma aluna com baixa visão se inscreveu para as aulas de inglês. A escola não me avisou apesar da família ter comunicado. A aluna também não se manifestou mas percebi durante a aula que tinha dificuldades e foi conversando que descobri que a aluna possuía baixa visão. Busquei me informar e estudar e mesmo assim me senti despreparada para as aulas. Não tive qualquer formação na área ou cabedal de conhecimento e ferramentas que me auxiliassem e tampouco a escola e coordenadores possuíam. A ideia foi buscar conhecimento em palestras, livros, sites e discutí-los com os pares e colegas. Descobrimos algumas ferramentas uteis e as utilizamos porém senti que seria um enorme desafio. A aluna persistiu e com o material adaptado obteve seu certificado. Ficamos felizes mas vejo que temos um longo caminho a percorrer e muito a aprender sobre inclusão e educação inclusiva. 

Há um ano ingressei no curso de Libras e esta vontade surgiu após ter alunos surdos em sala de aula e vivenciar dificuldades no processo aprendizagem destes alunos bem como a "angústia" de estabelecer canal efetivo de aprendizado e comunicação. Sei que tenho um longo caminho mas o importante foi  ter dado o primeiro passo e saber que não estamos sós pois o conhecimento quando efetivado em  troca de experiências pode ser muito enriquecedor.








Um comentário: